VI Congresso dos Pontífices das Igrejas Ortodoxas Orientais do Oriente Médio

Catolicato armênio de Cilícia
Antelias – Líbano
17 de outubro de 2003

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amem.

Saudações a todos os irmanados no espírito de Cristo!

Nós: Papa Xnuda III, Papa de Alexandria da Cátedra de São Marcos – Egito (Igreja Copta Ortodoxa), Patriarca Mar Zakai I, Patriarca da Cátedra de Antioquia e de todo o Oriente (Igreja Siríaca Ortodoxa de Antioquia) e Católico Aram I, Católico dos armênios da Grande Casa de Cilícia (Igreja Armênia Ortodoxa) damos as graças ao Nosso Senhor Jesus Cristo por nos conceder novamente a oportunidade de reunidos no Catolicato Armênio de Cilícia em Antelias no Líbano orar e refletir juntos sobre os assuntos comuns que nos afetam. Esta é a sexta vez que nós os pontífices das Igrejas nos reunimos com o Comitê Permanente por nós nomeado para o progresso dos trabalhos da nossa fraternidade iniciada em 1998.

Nesta reunião em Antelias reafirmamos nossa unidade na fé que por séculos tem sido base da nossa posição doutrinal geral e ensinamentos teológicos profundamente arraigados nas Santas Escrituras, na fé apostólica e na tradição, bem como nos três Concílios Ecumênicos – Nicéia 325 AD, Constantinopla 381 e Éfeso 431 AD – e nos ensinamentos dos santos padres; nossa unidade sustentou a vida e o testemunho das Igrejas da Família Ortodoxa Oriental e tornou-se a fonte viva da força espiritual e compromisso missionário no centro dos levantes e vicissitudes das nossas respectivas histórias. Para as Igrejas Ortodoxas Orientais a unidade da fé é a base da intercomunhão eucarística e a manifestação da visível unidade da Igreja.

A unidade da Igreja é uma dádiva de Deus; deve ser preservada e aprofundada. É também, um chamado e uma responsabilidade, deve ser respondida com seriedade. Desde que a nossa unidade na fé deve alcançar manifestações concretas e tocar a vida do nosso povo através do testemunho geral é obrigação conjunta particularmente na área da religião, da educação moral, formação teológica e diaconia (assistência) social.

Nossa união na fé deve também ser partilhada pelas outras Igrejas tanto do Oriente Médio como nas diferentes partes do mundo. Em verdade a união da Igreja é um objetivo Cristão geral. É com este espírito e compromisso que as nossas Igrejas estão ativamente envolvidas nos diálogos teológicos bilaterais e em cooperação ecumênica com diversas Igrejas, comunhões mundiais, estruturas ecumênicas regionais e globais, e ainda com o Conselho Mundial das Igrejas, assim como somos solidários no ecumenismo regional de significativa importância para as nossas Igrejas. Continuaremos a desempenhar nosso papel ecumênico ativo nestas estruturas ecumênicas.

Além da colaboração intereclesial, nós consideramos imperativas as relações inter-religiosas e diálogos sendo integrais da historia, das civilizações e culturas do Oriente Médio; nossas Igrejas têm estado em constante diálogo existencial com o Islamismo. Este diálogo da vida baseado na compreensão mútua, confiança e respeito deve continuar com renovada ênfase e perspectivas ampliadas particularmente no nível do povo.

As Igrejas: Copta Ortodoxa, Siríaca Ortodoxa e Armênia Ortodoxa têm tido papel preponderante nas principais iniciativas, processos e ações na nossa região conduzindo para um nível maior de justiça, paz e prosperidade. Não podemos permanecer acima e indiferentes à situação prevalecente do Oriente Médio.

Cremos que o processo de paz deve ser reativado e que o povo palestino deve ter seu estado independente e o direito de retornar à sua terra natal. Israel deve cumprir todas as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas retirando-se dos territórios árabes e palestinos ocupados inclusive dos sítios de Shabaa no Sul do Líbano, das montanhas do Golan e Jerusalém. Só a justiça trará a compreensão e a paz permanente ao Oriente Médio.

O Iraque deve recuperar sua independência, integridade e soberania. Todas as forças ocupadoras devem deixar rapidamente o Iraque e o processo de construção da nação deve iniciar com a participação de todas as comunidades do Iraque.

Nossa região está numa encruzilhada crítica da sua história. Devemos estar alertas e ter extrema responsabilidade em conduzir os assuntos concernentes ao Oriente Médio. Condenamos todos os tipos de ameaças contra os países árabes e em especial o Líbano e a Síria.

Condenamos também todas as formas e expressões de violência na nossa região ou em qualquer lugar do mundo. A religião no seu correto entender é a promotora do amor e da reconciliação, da paz e da justiça. Exigimos de todos aqueles que por uma razão ou outra estão em conflito que resolvam seus problemas através do diálogo e da compreensão mútua.

Nós cumprimentamos cordialmente o presidente da República do Líbano, sua Excelência o General Emil Lahoud, os chefes de todas as comunidades e do povo libanês.

Agradecemos a Deus que após longo período de destruição e conflito, O Líbano agora está num processo promissor de reconstrução e reconciliação. Como chefes espirituais damos nosso apoio total a este processo. Decerto a coexistência cristão-islâmica constitui a verdadeira identidade do Líbano.

No término deste nosso sexto encontro em Antelias apelamos a todas as Igrejas a permanecerem fiéis ao Evangelho vivendo seus valores e imperativos no dia a dia e participando mais ativamente da vida e testemunho da Igreja. Nossa colaboração deve continuar a fim de dar uma eficiência renovada e vitalidade do testemunho das nossas Igrejas, especialmente na educação, na moral, teologia, diaconato, evangelização e nos aspectos ecumênicos.

A família é uma instituição sagrada estabelecida por Nosso Senhor Jesus Cristo. A santidade e integridade da família cristã devem ser preservadas. Condenamos todas as práticas e condutas relacionadas ao matrimônio e orientação sexual que não estão de acordo com os ensinamentos bíblicos e morais.

Em vista das tendências emergentes e desafios que colocam em risco a credibilidade dos ensinamentos morais cristãos, os valores espirituais e tradições, pedimos ao nosso povo para preservar sua identidade cristã e manter sua fé na mensagem evangélica.

Pedimos também, às nossas comunidades que vivem em diferentes partes do mundo a permanecerem firmes, unidas às suas terras natais apoiando todas as iniciativas e ações que visam promover a paz com justiça no Oriente Médio assim como o respeito mútuo e a compreensão entre as religiões e as nações.

Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês, Amem.

Xnuda III
Papa de Alexandria
Patriarca da Cátedra de .
São Marcos.

Mar Ignatius Zakai I
Patriarca de Antioquia
e de todo o Oriente

Aram I
Católico da Grande Casa de Cilícia.