Patriarca

Biografia resumida de SS Mor Ignátios Afrem II, Karim.
Patriarca da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia e de Todo o Oriente e
Sumo Pontífice da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.

SS Mor Ignátios Afrem II, Karim nasceu em Kamishli na Síria a 3 de maio de 1965 filho caçula de Issa Karim e Khanema. Com a morte prematura do pai a educação ficou a cargo de sua mãe quando então frequentou a escola primária de Kamishli seguindo para o Seminário Teológico de Santo Afrem em Atchane no Líbano nos idos de 1977.

Serviu na diocese de Alepo na Síria como diácono, sob a orientação do então bispo de Alepo, Mor Gregórios Hanna Ibrahim, foi enviado ao  Seminário Teológico Copta Ortodoxo no Cairo – Egito onde estudou de 1984 a 1988 formando-se como bacharel em Divindade.

Em 1985 fez voto de celibato e no mesmo ano abraçou o sacerdócio. Serviu como secretário do falecido patriarca Zakkai I, nos anos de 1988 e 1989 e nesse mesmo período lecionava no Seminário Teológico Santo Afrem em Damasco na Síria.

Em 1991 frequentou o St. Patrick College em Manhood na Irlanda onde licenciou-se em teologia no ano de 1992 e em 1994 defendeu tese de doutorado nessa mesma Faculdade sobre o Simbolismo da Cruz no Cristianismo Siríaco.

No dia 28 de Janeiro de 1996 foi ordenado Bispo Metropolitano e Vigário Patriarcal para a Arquidiocese da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia do Leste dos EUA pelo Patriarca Zakkai I.

SS é fluente em Aramaico Clássico (kethovonoio) e Aramaico Coloquial  (TUROYO) bem como em árabe, inglês e francês. Faz questão de orar muitas partes da missa ou dos rituais religiosos no TUROYO, ou aramaico popular, para melhor compreensão da comunidade a exemplo do que fez no cerimonial de exéquias do falecido Patriarca Zakkai I em Damasco em 27 de março de 2.014 extrapolando no protocolo. Foi o único bispo a usar o Aramaico Coloquial (Turoyo) no rito de exéquias do Patriarca Zakkai I.

Durante sua gestão na Arquidiocese do Leste Americano, organizou e incentivou a comunidade a edificar 11 igrejas a saber nas cidades de Washington – DC, Jacksonvile, Orlando, Miami, Atlanta, Indianapolis, Wyckoff, Cranbery, Brooklyn, Corpus Christi e Roanoke.

Dedicou-se intensamente aos trabalhos com a juventude separando em dois grupos para melhor aproveitamento (adolescentes e avançada), dedicou-se ao trabalho com os idosos, apoio aos nubentes com orientação específica sócio-religiosa, desenvolvendo também eventos específicos para as diferentes faixas etárias dos fiéis como missas, vigílias etc

Apoiou o movimento escoteiro da comunidade Sirian Ortodoxa, publicou e reeditou livros de rituais religiosos, liturgias e estudos religiosos.

Formou um Comitê Arquidiocesano para o desenvolvimento das Escolas Dominicais envolvendo todas as suas paróquias.

Já como bispo foi membro do COMITÊ CENTRAL DO CONSELHO MUNDIAL DAS IGREJAS participando diretamente dos congressos mundiais realizados em Camberra na Austrália, Harare no Zimbaue e Porto Alegre no Brasil.

Seus dois projetos mais recentes são a aquisição de uma grande área em Wantage e que denomina de Beth Antioch (Casa de Antioquia) com o objetivo de edificar entre outros na área um centro empresarial-residencial e um shopping center cuja renda será revertida para futuros projetos da Arquidiocese, e, o segundo projeto é a Construção da Nova Arquidiocese na Ave. Midland em Paramus para atender as novas exigências da comunidade como uma escola exclusiva para o ensino do aramaico, formação de novos sacerdotes, biblioteca, centro cultural e mais ainda um centro de amparo espiritual e material aos idosos.

SS esteve por duas vezes em São Paulo uma especificamente quando voltava do Congresso Mundial em Porto Alegre e uma segunda vez para tratar da estruturação da Igreja Missionária no Brasil (Suryoye no. 18 de Nov e Dez.98/ Jan.99  a reportagem sobre a visita encontra-se na página 5 e a entrevista concedida a Aniss Sowmy, na página 8).
.
Texto preparado pelo Diácono Evangelista: Aniss Sowmy