Dicionário de Aramaico

Comecei a compilar esse pequeno dicionário nos idos de 1976 e quando eu ainda viajava para fazer instalações em indústrias no Brasil. Naquela época, eu parava em hotéis e à noite, por falta do que fazer, lia o dicionário de Eugen J. Mána e fazia minhas anotações em português, durante horas a fio até adormecer.

Já em 1981, não mais viajando com tanta freqüência, e auxiliando meu pai e irmão nas aulas de aramaico-assírio na Igreja Sirian Ortodoxa de São João em São Paulo, pensei em retomar o trabalho e produzir esse pequeno vocabulário.

Para qualquer estudioso dessa língua, esse pequeno volume não esgota o assunto. Apenas traz aos estudantes brasileiros a possibilidade de enriquecer o seu estudo.

Fiz algumas incursões no campo das ciências exatas, tecnologia, medicina, ciências biológicas e humanas. Procurei mostrar ao estudante que mesmo termos de novas tecnologias e ciências muitas vezes são meras adaptações de vocábulos mais antigos. No aramaico-assírio, essas adaptações são mais fáceis de se obterem do que nas línguas ocidentais visto a derivação ser um fenômeno conhecido por essa língua. Assim, de incendiar obtemos comburente, de contar; computador, etc.

Foram utilizados como referência na confecção desse vocabulário as diversas obras, entre elas :

– Lwbobo – de I. Qardahoio

– Haddiyo – de E. Y. Mana

– Hebraisches & Aramisches Handbuch – de W. Gesenius

– Vocabulaire Arabe-Français – de J. B. Belot

– Grammaire de la Langue Araméene – de J. bar David.

Receba seu exemplar gratuitamente aqui.