Arcebispo

Mor Severios Malki Murad nasceu em Derik na Síria a 5 de fevereiro de 1965. É o atual Arcebispo Sirian Ortodoxo do Brasil.

Após frequentar a escola primária da comunidade seguiu para o seminário de Santo Afrem o Siríaco no Líbano e ao se formar serviu como secretário patriarcal para depois estudar no Seminário Teológico da Igreja Copta Ortodoxa no Egito. Ao sair daquele Seminário Teológico foi convocado para administrar o Mosteiro e Seminário onde estudou.

Veio ao Brasil em 1993, na qualidade de representante patriarcal para o Brasil, com sede na Igreja Sirian Ortodoxa Santa Maria em São Paulo entre 1993 a 1996 quando foi ordenado arcebispo para a Arquidiocese da Terra Santa e Jordânia, onde serviu por 22 anos contínuos.

Com o objetivo de organizar em definitivo a Arquidiocese das igrejas tradicionais Sirian Ortodoxas no Brasil, SS o Patriarca Mor Ignatius Afrem II incumbiu-o de formar a nova arquidiocese chegando ao Brasil em 15 de dezembro de 2018 quando foi imediatamente entronizado no dia 16 do mesmo mês, recebendo a coordenação das quatro igrejas tradicionais, São João Batista e Santa Maria em São Paulo, São Jorge em Campo Grande e São Pedro em Belo Horizonte bem como a comunidade em formação de Curitiba consoante Estatuto Patriarcal.

A sede provisória da Arquidiocese do Brasil está lotada na Igreja Sirian Ortodoxa Santa Maria que vem dando o necessário apoio para a realização dos trabalhos.