Aniversário de Entronização

Sua Beatitude Mar Baselios Tuma I
MAFERIONO
para a Índia

26 de julho de 2002, Mar Dionosios Tuma foi consagrado e entronizado como “Católicos da Índia com o título de Mar Baselios Tuma II. A cerimônia de entronização foi presidida por SS Mar Ignatius Zakai I, Iwas, Patriarca de Antioquia e de todo o Oriente numa solenidade na Igreja de Santo Afrem em Ma´arat Sednaya, Damasco na Síria”

Mar Baselios Tuma II sucede Mar Baselios Paulos II como Católicos, ou Maferiono, e, na hierarquia da Igreja Sirian Ortodoxa, o Maferiono é o segundo na ordem da liderança espiritual, isto é, logo após o Patriarca.

S. Beatitude Mar Baselios Tuma II é o 89o da sucessão do Maferianato na Índia a contar de São Tomé o apóstolo que foi o pregador pioneiro do Cristianismo naquela região.

Catorze bispos Sirian Ortodoxos da Índia, Síria, Jerusalém, Turquia, Líbano, Suécia, Holanda, Alemanha e Austrália participaram como co-celebrantes da cerimônia de entronização.

Trinta e Cinco frades-sacerdotes, muitas freiras e a comunidade em geral estavam também, presentes participando ativamente da histórica cerimônia.

Estavam presentes também, autoridades representando os governos da Síria de da Índia como convidados especiais.

Além de três bispos metropolitanos da Índia, representantes da Igreja da Índia estavam presentes como o Rev. Eraalil Guewargis Ramban de Kerala, Rev Vargheese Maikkulangara também de Kerala, Rev. Mateus da Igreja Sirian Ortodoxa em Muscat, e os Rev Prince Mookkanottil – vigário da Igreja Sirian Ortodoxa no Dubai de Mar Ignatius, Rev. Eldho Valiya Parambil – vigário da Igreja Sirian Ortodoxa de São Jorge no Abu Dabi, Rev Kurian Maliyil – vigário de Sharjah.

Convém lembrar que existem muitos trabalhadores nos emirados árabes que são da nossa igreja na Índia.

A cerimônia de consagração iniciou-se com a celebração da Santa Missa, às oito horas da manhã por SS o Patriarca, e o apogeu da cerimônia ocorre logo após a homilia patriarcal quando o patriarca outorga o “STATICON” ou estatuto que determina e outorga o poder do Maferiono. O “STATICON” em verdade é um acordo onde o consagrado e entronizado tem delimitado sua área de ação, podemos dizer que é um tipo de acordo, porém, como documento eclesial, reveste-se de toda uma praxe e deve posteriormente ser lido em todas as arquidioceses sobre as quais o Maferiono exercerá seu mandado. O mesmo ocorre com os bispos que devem mandar ler o “STATICON” de sua consagração nas dioceses e paróquias sob sua jurisdição.

Em seguida à leitura do “STATICON” os bispos e o clero presente clamam o “OKSIOS” – elevação e declaração de em síntese glorificação, submissão ao novo pai de Antioquia.

Nesta Santa Missa, o recém aclamado deve dirigir a palavra aos fiéis propondo sua estratégia de ação, e segue finalizando a Missa.

Após a cerimônia de entronização foi dada uma recepção em homenagem a Sua Beatitude Mar Baselios Tuma II que na sua fala reiterou sua união através da fé à Cátedra de Antioquia assim como seus predecessores fizeram buscando conduzir o seu rebanho dentro da fé apostólica que chegou até os nossos dias através dos ensinamentos dos apóstolos e dos santos padres.

SS Mar Ignatius Zakai I, Iwas, Patriarca de Antioquia e de todo o Oriente enfatizou que a qualquer custo a Cátedra de Antioquia se dedicará a cuidar da grande Igreja da Índia.

Notas:
1-) A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia na Índia tem aproximadamente quinze milhões de adeptos e seus fiéis já se espalham com paróquias instaladas não só nos emirados árabes mas também com uma diocese episcopal nos Estados Unidos da América do Norte.

2-) O Maferianato é uma instiuição antiga na Igreja de Antioquia e já existiu um outro grande maferianato na história da Igreja instalado no atual Iraque com poder até a Pérsia (atual Irã).

3-) Maferiono quer dizer “frutífero” pois, dele frutificarão novas ordenações episcopais, sacerdotais e diaconais em geral; o Maferiono tem obrigação de organizar um sínodo local composto dos bispos sob sua jurisdição e tem o dever de ampliar a propagação da doutrina cristã através dos trabalhos missionários na sua área de ação. Deve comparecer às reuniões gerais dos Sínodos Patriarcais e é considerado com deferência e respeito por todos os demais bispos da Igreja, bem como por todos os fiéis.

Mor Baselios Tuma I com sua ordenação encerra um longo período de ausência na chefia da Igreja da Índia, pois o último Maferiono faleceu na década de oitenta.